Boas práticas para Contas de Serviço do Team Foundation Server 2012

O Team Foundation Server, como qualquer outro produto de servidor, tem suas particularidades de instalação e também um conjunto de boas práticas que facilitam tanto a instalação quanto a posterior manutenção do ambiente.

Dentre as diversas boas práticas, uma das mais úteis refere-se à configuração das contas de usuário e serviço para o TFS. Use as contas listadas abaixo quando você for instalar seu TFS.

Contas de usuários interativos

As contas interativas são apenas com que você faz logon no Windows. Atualmente o TFS precisa apenas de uma conta interativa: a TFSSETUP.

**Conta** **Finalidade**
**TFSSETUP** Conta usada para o processo de configuração do TFS

Contas de serviço

As contas de serviço são usadas para cada um dos componentes de servidor do TFS que rodam como um processo independente. Entram nessa categoria os serviços Windows e os App Pools do IIS.

**Conta** **Finalidade**
**TFSSERVICE** Conta de serviço do TFS
**TFSREPORTS** Conta do Reporting Services e do TFS Project Portal no SharePoint
**TFSBUILD** Conta do servidor de build
**SPSSERVICE** Conta de serviço da Farm (Central Admin etc.) do SharePoint
**SPSSEARCH** Conta do serviço de busca do SharePoint
**TFSLAB** Conta de serviço para o recurso de Lab Management
**TFSTEST** Conta de serviço do controlador de testes

Dicas

  1. Os nomes de contas listados acima são apenas uma sugestão de nome. Você pode usar o nome que bem quiser; entretanto, se puder usar os nomes acima fica mais fácil de se achar na documentação depois;
  2. As contas podem ser tanto locais (criadas no próprio servidor do TFS) quanto de domínio. Porém, você só pode usar contas locais em instalações do tipo single server. Instalações dual-server ou em cluster exigem a utilização de contas de domínio;
  3. Depois que você terminar a instalação do TFS, adicione os administradores do TFS e desabilite a conta TFSSETUP no Windows (conta local) ou no Active Directory (conta de domínio). Resista à tentação de usar a conta TFSSETUP no dia-a-dia, pois ela tem privilégios demais e pode expor seu ambiente a um risco desnecessário. Quando precisar fazer alguma manutenção no ambiente – por exemplo, instalar um service pack no TFS – reabilite a conta, faça o trabalho necessário de depois a desabilite de novo.

Para saber mais

Para mais detalhes, consulte a documentação do TFS aqui: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms253149.aspx

Um abraço,
Igor



22/10/2012 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas