Como salvar rascunhos no SharePoint

Recentemente recebi uma pergunta no Yammer que, ainda que aparentemente simples, mereceu virar um post.

(Aliás, um breve parêntese: você conhece o Yammer? Não?! Pois devia. É uma ferramenta muito, mas muito bacana para colaboração interna. Estamos usando aqui na Lambda3 e estamos bem satisfeitos. Mas isso é assunto prum outro post… Smile)

A pergunta (feita pelo Fernando) foi:

Tela do Yammer

Bem, então vamos lá:

Antes de mais nada, é importante entender que toda biblioteca de documentos do SharePoint é versionável, ou seja, é possível pedir ao SharePoint que ele mantenha um histórico de versões cada vez que se faz uma alteração.

Quer ver como funciona? Comece acessando as Configurações da Biblioteca (no meu exemplo, a biblioteca de documentos em questão é a Wiki):

Acessando as Configurações da Biblioteca Wiki

Agora, clique em Configurações com controle de versão:

Opção de Configuraões do controle de versão

O SharePoint oferece três modelos de versionamento:

  1. Sem versionamento: Cada vez que você salva um arquivo, ele sobrescreve a versão anterior. Não é mantido nenhum tipo de histórico. Se você tem uma biblioteca de documentos alterados com frequência – e para a qual o versionamento não é importante – desligar o versionamento ajuda a economizar espaço em disco;
  2. Criar versões principais: Neste modelo, cada vez que você salva um arquivo ele substitui o anterior. Este, por sua vez, vai para o histórico de versões. Assim, você pode comparar versões ou até mesmo restaurar uma versão anterior. Essa é a configuração padrão de bibliotecas Wiki;
  3. Criar versões principais e secundárias: Parecido com o modelo anterior, a diferença é que salvar um arquivo não substitui automaticamente o anterior. Ao invés disso, é criado um novo rascunho. Cada vez que você salva o arquivo, gera uma nova versão do rascunho. Apenas quando você clicar em “Salvar e Publicar” é que o arquivo anterior é substituído e armazenado no controle de versão.

Tela de configuração de opções do controle de versão do SharePoint

Agora, o Fernando consegue fazer o que ele queria: pode editar as páginas do Wiki da Lambda3 à vontade, salvando os rascunhos sempre que necessário. Quando ele estiver satisfeito, basta clicar em Salvar e Publicar:

Editor de páginas Wiki com botão Salvar e Publicar

Um abraço,
Igor



25/09/2013 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas