Erro “An activated full version of Visual Studio Ultimate is required” ao rodar testes de carga no VS 2013

(UPDATE 21/01/2014: Inclui a referência ao Update 1, que corrige o problema)

Recentemente o Giovanni Bassi passou por uma situação que merecia ser registrada (para não nos esquecermos no futuro Smile).

Ele está usando o Visual Studio Ultimate, em conjunto com o recurso de Teste de Carga na Nuvem do Visual Studio Online para testar um projeto de um dos clientes da Lambda3.

Os primeiros testes dele – com 100 usuários virtuais – funcionaram sem maiores problema. O “enrosco” começou ao tentar subir o número de usuários virtuais para 500. Foi quando ele se deparou com a seguinte mensagem de erro:

Janela do Visual Studio com mensagem de erro na execução do teste de carga

O erro “An activated full version of Visual Studio Ultimate is required to run the load test with virtual user count greater than 250” é auto-explicativo. Para rodar testes com mais de 250 usuários é preciso uma versão do VS Ultimate (que já temos) e que esteja devidamente ativada (também era o nosso caso – ou pelo menos era o que achávamos).

O Problema

imageO Visual Studio 2013 mudou o modelo de ativação das licenças de Visual Studio. Quando você abre o Visual Studio pela primeira vez, é recebido por uma caixa de diálogo de logon para carregar seu Perfil de Usuário do Visual Studio (novidade no 2013). Essa caixa de diálogo tem um papel complementar: para assinantes MSDN, ela serve também para ativar a licença do seu Visual Studio. Essa foi uma mudança mais que bem-vinda, pois agora não é preciso mais nem saber o product key do Visual Studio. Ele mesmo localiza a licença na sua conta MSDN e se “auto-ativa.” Sweet!

Mas é claro que nem tudo são flores – senão eu não estaria escrevendo este post Smile.

Essa “auto-ativação” tem uma limitação: ela não serve para o recurso de Load Test.

A solução

O Update 1 do Visual Studio 2013 traz a correção para este problema. Após a instalação do Update o Visual Studio não reclamará mais do licenciamento.

Caso ainda não tenha instalado (ou não possa instalar) o Update 1, você precisa usar o processo antigo:

  1. Acessar sua página de Chaves de Produto da Assinatura MSDN (http://msdn.microsoft.com/subscriptions/keys);
  2. Pegar sua chave do Visual Studio Ultimate 2013; e
  3. Ative seu VS com uma chave de produto (Help | Register Product | Change my Product License).

 image

Para saber mais, veja este item no Connect.

 

Um abraço,
    Igor

 

Igor Abade

 

2 thoughts on “Erro “An activated full version of Visual Studio Ultimate is required” ao rodar testes de carga no VS 2013

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: