Microsoft Test Manager em Português

Você sabia que pode usar o Microsoft Test Manager 2013 em Português? Não?

Bom, para ser franco eu também não sabia – descobri totalmente por acaso.

Interessado? Então venha ver como funciona.

Como eu disse, essa foi totalmente por acaso. Há algumas semanas eu estava num cliente e, ao passar pela estação de um analista que estava usando o Test Manager, tomei um susto. O MTM estava em… português?!

Fiquei um tempo sem entender qual a “mágica”. Até que me lembrei de uma ferramenta muito pouco conhecida – o Visual Studio Language Pack.

Como você pode deduzir, com o Pacote de Idiomas do Visual Studio é possível usar o VS com um idioma diferente do inglês. Há vários idiomas disponíveis, entre eles o Português Brasileiro.

O que eu nunca tinha me dado conta, era que o Pacote de Idiomas afetaria também o Microsoft Test Manager.

Como instalar o pacote de instalação

Após fazer o download e instalar o pacote de idiomas do Visual Studio, você precisa abrir o VS (mesmo numa máquina de um testador, o VS estará lá. Ele faz parte do Team Explorer) e clicar em Tools Options International Settings. Lá, você pode trocar o idioma do Visual Studio (e, por extensão, do MTM) para português:

image

Legal, não?

Mas o mundo não é perfeito…

Claro que tinha que ter um “mas”. Sempre tem, não?

O “mas”, neste caso, está ligado ao Modelo de Processo (Process Template) do TFS. Se você não traduzir seu Modelo de Processo, vai acabar com uma situação no mínimo curiosa, onde a interface do MTM estará em português e seus casos de teste (e demais itens de trabalho) estarão em inglês.

Repare na figura abaixo. Os títulos dos campos (que vêm do modelo de processo) estão em inglês, ao passo que o resto da interface está em português. Não há nada mais a fazer, que não seja editar o modelo de processo e traduzir os rótulos dos campos.

MTM com item de trabalho aberto: UI mista português/inglês

Um abraço,
Igor



04/11/2014 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas