Configurando um URL amigável no TFS (2 de 5): Reporting Services

Continuando nossa série sobre como configurar um URL amigável para o TFS, agora vamos falar do SQL Server Reporting Services.

O SQL Server Reporting Services (SSRS) é parte importante – ainda que opcional – de uma instalação de Team Foundation Server. É através dele que são disponibilizados muitos dos relatórios disponíveis no TFS, como o exibido abaixo:

Relatório "Stories Overview" no SSRS

Normalmente o SSRS é instalado no mesmo servidor do Application Tier do TFS. Com isso – e seguindo com o nome de exemplo tfs.minhaempresa.com.br – os URLs amigáveis acabariam sendo:

Configurando os URLs do SSRS

Sim, são “os” URLs. Como listei acima, o Reporting Services expõe duas interfaces: o Report Manager (a “cara” mais conhecida do SSRS) e o Web Service (usado para acesso por API). Ambas são configuradas através do Reporting Services Configuration Manager (RSCM):

Reporting Services Configuration Manager

  1. Para alterar o primeiro URL (Web Service), clique em Web Service URL no menu lateral esquerdo do RSCM e depois no botão “Advanced…”:
    Acessando a tela de alteração do Web Service URL
  2. Agora vamos incluir um host name na configuração de binding do SSRS – tal como fizemos no TFS. Para isso, clique no botão “Edit” para editarmos o binding padrão:
    Editando o binding padrão do SSRS
  3. Por fim, iremos informar no campo “Host Header Name” o nome amigável de nosso servidor:
    Informando o nome amigável no campo Host Header Name

Agora, precisamos repetir o procedimento no item Report Manager URL. Os passos são idênticos – mas agora no item Report Manager URL:

  1. Clique em Report Manager URL no menu lateral esquerdo do RSCM e depois no botão “Advanced…”:
    RSCM, página Report Manager URL
  2. Clique no botão “Edit” para editar o binding padrão:
    Editando o binding padrão do Report Manager
  3. Informe no campo “Host Header Name” o nome amigável de nosso servidor:
    Alterando o Host Header Name do Report Manager

Agora nosso SSRS já está pronto para receber requisições nos novos URLs! Para conferir se a configuração funcionou, repare na tela inicial das páginas Web Service URL e Report Manager URL do RSCM. Ambas devem listar o novo URL:

Web Service URL atualizado após o fim da configuração Report Manager URL atualizado após o fim da configuração

Atualizando a configuração do TFS

Se seu TFS já estava instalado e configurado para usar o SSRS no endereço antigo, agora é necessário atualizá-lo para refletir o novo endereço. Abra o Team Foundation Server Administration Console, acesse a página Reporting e clique em Edit:

image

Não se preocupe com a mensagem “Take Offline” que será exibida. Ela indica que o TFS precisará parar o serviço de relatórios temporariamente enquanto alteramos suas configurações. Pode clicar em OK.

Na caixa de diálogo Reporting, acesse a aba Reports e, no campo “Server”, informe o nome amigável do seu servidor. A seguir, clique no botão “Populate URLs”:

Caixa de diálogo Reporting do TFS Administration Console

Isso deve alterar os dois campos em “URLs for Report Server”. Clique em OK e o resultado aparecerá no Administration Console. Clique em “Start Jobs” para religar o serviço de relatórios:

Verificando os novos URLs no TFS Administration Console e religando o serviço de relatórios

E é isso! Seu SSRS está pronto para uso no novo URL! Aguarde os próximos posts da série – vem mais coisa boa por aí!

Um abraço,
Igor



20/02/2015 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 3 mins.

Postagens relacionadas