Visual Studio for Database Professionals: RTM!!!

 

EDIT: Esqueci do link do produto. Desculpe. 🙂

 

Depois de um longo e tenebroso inverno*, foi lançado no último dia 30 de novembro o Visual Studio for Database Professionals (codinome "DataDude").

Os principais recursos dessa nova Team Edition são:

  • Controle de versão dos objetos de bancos de dados (tabelas, views, stored procedures etc…);
  • Gerenciamento do schema (estrutura) do banco de dados, sendo capaz de atualizar diretamente os bancos de dados de desenvolvimento e produção para que reflitam a estrutura definida no projeto;
  • Gerenciamento de dados, de forma que seja possivel sincronizar os dados entre desenvolvimento e produção, e até mesmo gerar os scripts de INSERT para popular uma base de dados vazia;
  • Geração de massas de testes a partir de dados aleatórios ou de bancos de referência (como o banco de produção), além de oferecer suporte a "plugins" de geração de dados;
  • Testes unitários de objetos do banco de dados, em especial stored procedures. Os testes unitários do banco de dados estão intimamente ligados aos recursos de teste já existentes nas edições Team Developer e em especial a Team Tester.

Segundo previsões, o DB Pros deve estar disponível para download para assinantes MSDN na próxima quinta-feira, dia 07 de dezembro.

Importante: Para poder instalar o DB Pros você deve ter o Visual Studio Team Suite. Se sua assinatura do MSDN for de alguma das outras edições do Visual Studio Team System (Architect, Developer, Tester) você nao tem licença de uso do DB Pros. Nesse caso você deve fazer um upgrade de sua assinatura para o Team Suite ou adquirir uma nova assinatura para o DB Pros (disponível num futuro próximo).

 

* Nem tão longo assim. Na verdade esse produto consegui a impressionante façanha de ser concebido, desenvolvido e lançado em menos de um ano! Para os padrões Microsoft, não é pouca coisa.

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

Deixe seu comentário!