Crie novas ferramentas para o Visual Studio e o TFS com o Visual Studio SDK

Poucas pessoas sabem, mas o Visual Studio tem um SDK (Software Development Kit) próprio. Com ele, é possível estender os recursos do Visual Studio (e também do TFS), com a criação de inúmeros componentes, tais como:

  • Add-ins e plug-ins para o IDE;
  • Políticas de check-in;
  • Linguagens de programação (isso mesmo! você pode criar sua própria linguagem de programação e hospedá-la no Visual Studio!);
  • Interação com work items;
  • E muito mais!

O SDK oferece um navegador muito bacana, no qual é possível encontrar inúmeros exemplos de como utilizar os componentes e bibliotecas oferecidos:

image

Além de permitir a criação de extensões para o IDE do Visual Studio e para o TFS, o VS SDK é usado para criar as soluções customizadas para o Visual Studio Shell.

Para saber mais sobre o SDK (e a extensibilidade da plataforma Visual Studio), consulte:

 

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

Deixe seu comentário!