Teste de carga de servidores SQL Server

O time VSTS Rangers (uma equipe dentro da Microsoft responsável por eliminar “entraves” na adoção do VSTS pelos clientes) acaba de lançar mais um projeto no CodePlex: é o SQL Load Test.

A proposta é bem simples: a ferramenta de teste de carga que faz parte do Visual Studio Team System é realmente incrível, porém oferece suporte nativo apenas a aplicações Web. Como fazer um teste de carga para, por exemplo, um aplicativo cliente/servidor desenvolvido em WPF ou Windows Forms? Tipicamente o que importa num teste de carga num cenário como esse é avaliar a performance do servidor de banco de dados. Para tanto, basta iniciar a gravação de um arquivo de trace do SQL Server e utilizar normalmente a aplicação, registrando sua interação com o servidor;

A partir desse arquivo de trace do SQL Server, é possível criar um teste unitário que contém as chamadas ADO.NET correspondentes ao conteúdo do arquivo de trace. Com isso, é possível criar um teste de carga que execute esse teste unitário para efetivamente estressar o servidor.



15/07/2008 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 1 min.

Postagens relacionadas