Tutorial: Configurando TFS 2010 para enviar emails através de Exchange Online (BPOS)

O post de hoje surgiu de uma lição aprendida na prática que quero compartilhar há algum tempo. Aqui na F Camara usamos o serviço do Exchange Online (parte da oferta conhecida como BPOS e que foi rebatizada como Office 365). Há alguns meses, ao migrar o TFS 2008 pré-existente aqui na empresa, percebi que o serviço de envio de emails do TFS não estava configurado – e, naturalmente, deveria configurá-lo para poder tirar proveito do serviço de alertas do TFS. O mini-tutorial abaixo está focado especificamente na integração com o BPOS, mas na verdade pode ser adaptado sem maiores problemas para qualquer instalação integrada com Exchange.

1) Crie uma conta no Exchange Online

Pode parecer meio óbvio, mas não custa lembrar. É preciso criar uma caixa postal no Exchange para uso do TFS:

image (clique para ampliar)

Não se esqueça de anotar a senha – você vai precisar dela mais à frente. Se desejar, troque por uma senha mais forte. image (clique para ampliar) Dica: Como essa é uma caixa de email não-monitorada – ou seja, usada apenas para enviar e não para receber emails – você pode selecionar o menor tamanho de caixa postal disponível no seu plano BPOS:

image (clique para ampliar)

Recomendo também que você configure uma regra de exclusão de todos os emails recebidos por essa conta – caso contrário, você corre o risco de lotar a caixa de entrada sem saber. Afinal, não faz sentido monitorar essa caixa de entrada. Isso pode ser feito a partir do Outlook Web Access:

Exclusão automática de emails (clique para ampliar)

Finalmente, é conveniente avisar a seus usuários que os emails são apagados automaticamente. Assim, eles não ficam esperando respostas que nunca chegarão… Configuração automática de email (clique para ampliar)

2) Prepare o serviço SMTP

Aqui começa o grande desafio. O Exchange, por padrão, exige que um usuário se autentique para enviar emails. O TFS, por outro lado, só tem duas opções – acesso anônimo ou autenticação integrada do Windows. Nenhuma das duas opções atende à exigência do BPOS. Para contornar esse “impasse”, usamos o serviço de SMTP (parte do sistema operacional e integrado ao IIS). Para ativar o serviço SMTP, instale a feature SMTP Server em seu servidor TFS: Instalação do servidor SMTP (clique para ampliar) Com o servidor SMTP devidamente instalado, vem a parte que pede mais atenção em todo o processo: configurar o roteamento para que o servidor SMTP receba, anonimamente, as mensagens vindas do TFS e faça a autenticação necessária para entregar o email no Exchange Online. Primeiramente, abra a ferramenta de configuração do servidor SMTP em **Administrative Tools Internet Information Services (IIS) 6.0 Manager**. Inicie o serviço SMTP (botão direito, “Start”) se necessário e então abra a caixa de diálogo de propriedades do servidor SMTP:

image (clique para ampliar)

A primeira providência é proteger seu servidor SMTP – afinal, ele só deve ser utilizado pelo proóprio TFS, sem que nenhum computador externo possa utilizá-lo. Para isso, clique no botão Connection da guia Access: image (clique para ampliar) E então limite o acesso apenas ao IP de loopback (127.0.0.1) e ao IP interno da placa de rede do TFS (recomendo que você configure a placa do TFS com um IP estático): image (clique para ampliar) Agora é a hora de configurar o acesso ao Exchange Online. Clique em Outbound Security na guia Delivery:

image (clique para ampliar)

Aqui, você informa as credenciais da caixa de correio criada para o TFS. É importante selecionar também a opção TLS encryption: image (clique para ampliar) Agora, no botão Outbound Connections configuramos a porta de conexão do Exchange Online (587): image (clique para ampliar) Finalmente, no botão Advanced, passamos o endereço do servidor do Exchange Online. Note que, em Fully-qualified domain name, é importante colocar um nome de domínio “inválido” (algo como “sua-empresa.local”) para forçar o uso do smart host (o Exchange Online) para a entrega de emails. Caso contrário, se eu tivesse colocado, por exemplo, fcamara.com.br como nome do domínio, o meu servidor SMTP local tentaria entregar por conta própria qualquer email que o TFS tentasse enviar para alguém da F Camara (ao invés de rotear para o Exchange). image (clique para ampliar) Essa é toda a configuração necessária para o SMTP. Resta, agora, dizer ao TFS como usar esse novo servidor de emails.

3) Configure o TFS

Abra, agora, o TFS Administration Console. No item Application Tier, clique em Alert Settings: image (clique para ampliar) Coloque o endereço de email da caixa de correio criada para o TFS, informe o servidor SMTP (localhost) e pronto! image (Clique para ampliar) Por favor, compartilhe depois nos comentários como foi sua experiência com a configuração do TFS para a integração com o BPOS.



30/12/2010 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 4 mins.

Postagens relacionadas