Team Explorer Everywhere (TFS no Eclipse) agora em português!

Pessoal, recentemente fui convidado pelo Martin Woodward para participar do processo de revisão e validação de um novo trabalho do time dele: a criação de um pacote de tradução (conhecido como “language pack”) para o Team Explorer Everywhere (antigo “Teamprise”).

Para quem não conhece, o Team Explorer Everywhere (ou TEE) é um plugin da Microsoft que oferece suporte nativo ao Team Foundation Server a partir do Eclipse. Com esse plugin, desenvolvedores que usem um IDE baseado em Eclipse (como o pessoal que desenvolve em Java ou PHP) têm acesso a itens de trabalho, a integração com o controle de versão e até mesmo a builds automatizados a partir do seu ambiente de desenvolvimento.

A novidade, agora, é que ao instalar o novo pacote de tradução e configurar o Eclipse para o idioma português, é possível utilizar toda a interface (como as Team Explorer e Pending Changes) totalmente em português! Veja o resultado:

Imagem do Eclipse após a traduçao
314

Como instalar

Antes de instalar o pacote de idiomas, você precisa:

  1. Instalar o Team Explorer Everywhere 2010 Service Pack 1 (faça o download a partir de http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=25125);
  2. Configurar o Eclipse para suportar o idioma português-brasileiro. Para mais informações sobre como configurar o Eclipse, consulte a página http://www.eclipse.org/babel/.

A seguir, com o Eclipse devidamente configurado para funcionar em português e o TEE já instalado, siga os passos abaixo:

  1. Abra o Eclipse.
  2. No menu Help, clique em Install New Software. A caixa de diálogo Installé exibida.
  3. Clique em Add. A caixa de diálogo Add Siteé exibida.
  4. Em Name, digite Arquivo morto local do Pacote de Idiomas do Team Explorer Everywhere.
  5. Clique em Archive.
  6. Especifique a localização do arquivo morto e clique em Open. Selecione o arquivo morto baixado, TFSEclipsePlugin-NL1-UpdateSiteArchive-10.1.0-2.zip.
  7. Clique em OK.
  8. Na lista de recursos da caixa de diálogo Install, marque a caixa de seleção correspondente ao Team Explorer Everywhere.
  9. Clique em Nextduas vezes.
  10. Aceite os Termos de Licença para Software Microsoft e clique em Finish.
  11. Reinicie o Eclipse quando solicitado.

FAQ

  1. O Eclipse é gratuito, portanto eu suponho que o Team Explorer Everywhere também seja – certo?
    Infelizmente, errado. O Team Explorer Everywhere é um produto que deve ser adquirido da Microsoft. Usuários que tenham licenças do Visual Studio Ultimate com MSDN, por outro lado, têm direito de utilizar o TEE sem custo adicional.

Um abraço,
Igor

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

2 comentários em “Team Explorer Everywhere (TFS no Eclipse) agora em português!”

  1. Igor,
    Você participou do projeto de tradução do Team System Web Acces no codeplex? http://tswal.codeplex.com/

    Poderia me dizer se existe uma tradução para o Team Web Acces do TFS 2010? O Culture list (profile options > regional settings) não funciona tb.

    O TFS 2013 por exemplo quando alteramos o Culture list para uma lingua que ele suporta, ele traduz os botões, títulos de páginas, nomes de ferramentas mas o formulário em si, onde fica Assigne To, Reason, Status etc, ele não traduz estes campos.

    Pra traduzir todos estes campos só customizando o template tipo no Power Tools?

    Você sabe algo a respeito.
    Desde já agradeço.

    1. Diego, eu participei sim do TSWAL. E, infelizmente, a iniciativa para o 2010 não foi em frente.

      Sobre os rótulos dos campos, só mesmo personalizando o modelo de processo.

Deixe seu comentário!