Como obrigar os usuários a instalar o SP1 do VS 2010 para conectar ao TFS

Acesso negadoO Service Pack 1 do Visual Studio 2010, bem como o do Team Foundation Server 2010, trouxeram enormes melhorias de funcionalidade e estabilidade. Por isso, é natural esperar que seus todos os seus desenvolvedores tenham atualizado seu computador com o SP1, certo?

A questão é – tem algum jeito de evitar que os desenvolvedores conectem-se ao TFS se eles não tiverem instalado o Service Pack 1?

Graças a essa dica do Neno Loje, traduzida abaixo, agora dá para configurar o TFS 2010 de forma a rejeitar conexões de computadores que não tenham o VS 2010 SP1 instalado.

Solução

É fácil, você só precisa adicionar dois valores ao Registry do TFS (e reiniciar o TFS após a alteração):

  • Chave: /Configuration/Application/DisabledUserAgents/TFS10SP1
    Valor: “Team Foundation (*.exe, 10.0.<40219.1)”
  • Chave: /Configuration/Application/DisabledUserAgents/TFS10SP1/Message
    Valor: “Lamento, mas você precisa instalar o Visual Studio 2010 Service Pack 1.”
Como fazer

Use a ferramenta tfsreg.exe e execute os dois comandos abaixo:


tfsreg.exe /server:http://<meu-tfs>:8080/tfs /path:/Configuration/Application/DisabledUserAgents/TFS10SP1 /value:"Team Foundation (*.exe, 10.0.<40219.1)"

tfsreg.exe /server:http://<meu-tfs>:8080/tfs /path:/Configuration/Application/DisabledUserAgents/TFS10SP1/Message /value:"Lamento, mas você precisa instalar o Visual Studio 2010 Service Pack 1."

Importante: Ajuste o URL em azul, acima, para o endereço correto do seu TFS.

Dessa forma, desenvolvedores com computadores desatualizados receberão a mensagem abaixo ao tentar conectar ao TFS:

image
299

 

Referência: http://msmvps.com/blogs/vstsblog/archive/2011/09/07/restrict-tfs-to-only-allow-connections-from-clients-with-vs-sp1.aspx

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

0 comentário em “Como obrigar os usuários a instalar o SP1 do VS 2010 para conectar ao TFS”

  1. Igor,

    Que benefícios serão trazidos ao time com uma política agressiva como essa?

    Que grande problema o fato dev nao ter o SP1 instalado traz para jusitficar algo tão drástico como impedi-lo de fazer um commit, por exemplo?

Deixe seu comentário!