Crie máquinas virtuais mais facilmente com WIM2VHD e Convert-WindowsImage

TL; DR: Se você quiser criar rapidamente VHDs com Windows 7 / Windows 2008 R2 ou mais novos, use WIM2VHD ou Convert-WindowsImage.ps1

Há muito tempo atrás (tanto tempo que meu post nem existe mais) falei sobre uma ferramenta chamada WIM2VHD. Essa ferramenta, criada por um funcionário da Microsoft, permite a criação rápida de máquinas virtuais Windows através da conversão do conteúdo do DVD de instalação diretamente para um arquivo VHD, economizando o tempo de instalação do Windows. Ou seja, ao invés de criar um VHD em branco, associar a imagem ISO do Windows, dar boot na máquina virtual e esperar pelo menos meia-hora para instalar o SO, basta uma ferramenta de linha de comando e uns dois minutinhos de cópia de arquivo e voilà! Um VHD prontinho para uso, já com o Windows instalado! Hoje, quando fui usar o WIM2VHD de novo, descobri que ele não funcionava a partir do meu Windows 8. Pesquisei alternativas na internet e descobri que há uma nova versão da ferramenta, chamada Convert-WindowsImage.ps1. O autor da ferramenta original reescreveu seu conversor em PowerShell (antes usava o VBScript) e tornou-a específica para o Windows 8. Agora, uma mini-FAQ:

  1. **Que máquinas virtuais posso criar? **R: Você pode criar VHDs contendo Windows 7, Windows Server 2008 R2 ou mais novos (Windows 8, Windows Server 2012).
  2. **Quais os requisitos de software para criar VHDs? **R1: Para o WIM2VHD: Windows 7 / 2008 R2 ou superior e o Windows Automated Installation Kit (Windows AIK). R2: Para o Convert-WindowsImage.ps1: Windows 8 / 2012.
  3. Onde posso obter as ferramentas? R1: http://archive.msdn.microsoft.com/wim2vhd R2: http://gallery.technet.microsoft.com/scriptcenter/Convert-WindowsImageps1-0fe23a8f Veja um exemplo do Convert-WindowsImage.ps1 em ação: Imagem do Convert-WindowsImage.ps1 criando um VHD Um abraço, Igor

19/06/2012 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas