Private Builds e Gated Check-ins

Se você leu meu último post sobre Private Builds, deve ter notado uma semelhança com a funcionalidade de Gated Check-in.

Para aqueles que não sabem o que é um Gated Check-in, vai aí um resumo de um post que fiz sobre o assunto:

O problema da solução apresentada acima [NA: Uso de Integração Contínua], baseada apenas no servidor de build, é que o check-in precisa ser feito antes de ser validado. Ou seja, em caso de problemas eu necessariamente terei que desfazer manualmente as alterações que quebraram o build. O ideal seria que eu pudesse disparar o buid antes do check-in, só efetivando a alteração no controle de versão se tudo corresse bem. É justamente disso que trata o conceito de gated check-in: As operações de check-in são interceptadas (geralmente usando shelvesets) e redirecionadas para um servidor de build especial. Esse servidor combina o código-fonte que já existe no TFS com as alterações que acabaram de vir do desenvolvedor. Se tudo correr bem, só então é que o check-in será consumado.

Reparou na parte que diz que o TFS “combina o código-fonte que já existe no TFS com as alterações que acabaram de vir do desenvolvedor”? É exatamente isso que faz o Private Build, certo?

Logo, podemos dizer que Private Build e Gated Check-in são a mesma coisa? Bem, quase. Smile

Private Build e Gated Check-in são baseados na mesma infraestrutura que permite a execução de builds baseados em shelvesets. A diferença é o gatilho: enquanto o Private Build é opcional e disparado sob demanda pelo desenvolvedor, o Gated Check-in é obrigatório e disparado no check-in.

Qual é o melhor? Private Build ou Gated Check-in?

Não sei se dá para ser tão simplista assim. Neste caso não há melhor ou pior.

Temos clientes que preferem a segurança do Gated Check-in. Ele reduz drasticamente o risco de quebras no build. Entretanto, ele torna o processo de check-in mais burocrático e lento. Times mais maduros acabam sendo “atrapalhados” pelo Gated Check-in.

Minha opinião pessoal? Use Gated Check-in na branch de desenvolvimento APENAS SE O TIME AINDA NÃO FOR MADURO. Em todos os outros casos, confie no bom-senso do time. Eles usarão o Private Build sempre que necessário.

Um abraço,
Igor



22/10/2012 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas