Não é permitido instalar software MSDN na nuvem

Com o uso cada vez maior da “nuvem” (seja Azure, Amazon ou qualquer outro provedor), surge a necessidade de estender nossos ambientes de desenvolvimento e testes para lá. Ou seja, pode ser que eu queira:

  1. Montar algumas máquinas virtuais no Azure para instalar uma farm de SharePoint e assim ter um ambiente para testar minhas customizações; ou
  2. Criar uma VM na Amazon com o SQL Server Analysis Services e o SQL Server Reporting Services para testar os novos relatórios que estão sendo criados; ou mesmo
  3. Instalar o Visual Studio Ultimate Load Test Agent em várias VMs para criar um teste de carga distribuído.

Normalmente, a preocupação seria “como eu licencio esses softwares que quero pôr na nuvem?” E aí vem um dos maiores benefícios oferecidos pela Assinatura MSDN.

Quando você compra um Visual Studio com uma Assinatura MSDN, recebe o direito de utilizar softwares Microsoft (como Windows, SQL Server, SharePoint e outros) para fins de desenvolvimento e testes. Você pode instalar esse software em quantos computadores você quiser, desde que:

  1. Seja apenas para desenvolvimento e testes. Não pode ser usado em ambientes de produção, nem para o trabalho do dia-a-dia que não esteja ligado com desenvolvimento de aplicações; e
  2. Apenas pessoas com licenças MSDN acessem esse ambiente. Ou seja, você pode montar uma máquina virtual e instalar nela uma versão do seu site. Outras pessoas podem acessar essa máquina virtual, desde que elas também tenham assinaturas MSDN (*).

O problema (e a origem da minha surpresa) é que não é possível instalar softwares MSDN em cloud providers.

Devo confessar que isso é novidade para mim. E para evitar que você, sua empresa ou seus clientes fiquem com problemas de licenciamento por acidente, vamos esclarecer algumas coisas. A primeira é que a fonte definitiva do que pode – ou não pode – ser feito com suas licenças de Visual Studio, suas Assinaturas MSDN e afins, é o Visual Studio 2012 and MSDN Whitepaper. Extraído direto da página 12, vem o seguinte trecho:

SNAGHTML11e7dfbd

Portanto, fique atento nisso. Use no Azure (ou na Amazon) apenas softwares licenciados especificamente para esse fim e não use softwares MSDN lá.

Um abraço,
Igor



20/02/2013 | Por Igor Abade V. Leite | Em Negócios | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas