Implementando listas “write-only” no SharePoint

Recentemente recebi a incumbência de ajudar a Sabrina a solicitar a atualização dos dados pessoais do time da Lambda3. Sabe aquela necessidade típica do Administrativo, como “dados bancários, contatos pessoais etc.”?

Quando ela me perguntou a melhor maneira de fazer isso, minha resposta foi “põe no SharePoint”.

Só que falar é fácil Smile.

Criar uma lista no SharePoint e pedir para que as pessoas digitem seus próprios dados é a parte fácil. O problema a se resolver era como garantir a privacidade das pessoas? Em outras palavras: ao criar uma lista self-service, as pessoas veriam os dados pessoais uns dos outros. Por respeito à privacidade – e por uma questão de segurança – esse modelo está aquém do ideal. O melhor seria se pudéssemos criar uma lista write-only: as pessoas poderiam criar e editar apenas seus próprios itens, sem acesso aos itens dos outros. Assim temos a conveniência de cada um poder preencher seus dados mas sem a exposição de todos verem a lista inteira.

Mas como fazer isso?

Acredite, é ainda mais simples do que parece. No SharePoint 2013 (que é o que usamos aqui na Lambda3) basta acessar as Configurações da Lista e ir em Configurações Avançadas:

Tela de Configuraçoes Avançadas

Repare que há duas opções que atendem prontamente ao que precisamos: no acesso de leitura, limito os itens aos criados pelo próprio usuário. Já na escrita, os usuários podem criar itens e editar seus próprios itens.

Simples assim!

Um abraço,
Igor



24/09/2013 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 1 min.

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