Como evitar o erro de “Bookmark not defined” no Word

Aqui na Lambda3 somos ávidos usuários de Word. E um dos usos mais comuns é para a confecção de propostas técnicas/comerciais para nossos clientes. Nosso fluxo de trabalho típico é:

  1. Criamos um novo documento no Word, a partir do modelo de propostas (tipicamente usando uma proposta existente como referência);
  2. Fazemos as alterações necessárias, de acordo com o escopo da nova proposta;
  3. Salvamos o documento do Word no SharePoint; e
  4. Geramos um PDF para envio ao cliente.

O problema

O sumário (“índice”) da nossa proposta usa o recurso de Sumário (Table of Contents) do Word, gerando as entradas automaticamente a partir dos cabeçalhos das seções. Só tem um porém: como usamos uma proposta pré-existente como ponto de partida, o sumário (que já existia no documento anterior) perde a sincronia com o conteúdo do novo documento. E se o autor do documento se esquecer de ir até o sumário e o atualizar (pressionando F9), ao gerar o PDF teremos o infame “Bookmark not defined”:

PDF com erro de "Bookmark not defined" no sumário
225

A solução

Seria muito legal se pudéssemos configurar o Word para atualizar automaticamente o sumário, não?

A resposta é mais simples do que imaginamos: Vá em File | Options | Display (Arquivo | Opções | Exibir) e selecione a opção Update fields before printing (Atualizar campos antes de imprimir). Apesar de parecer que só ele só atualizaria os campos no instante de imprimir, o processo de geração de PDFs do Word é como se fosse uma impressão. Ou seja, o comando Salvar Como para gerar um PDF vai disparar a atualização dos campos e sincronizar automaticamente o sumário com o conteúdo atual documento. Pronto, está feita a mágica! 😉

SNAGHTML415e40
609

Um abraço,
    Igor

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

Deixe seu comentário!