Como evitar o erro de “Bookmark not defined” no Word

Aqui na Lambda3 somos ávidos usuários de Word. E um dos usos mais comuns é para a confecção de propostas técnicas/comerciais para nossos clientes. Nosso fluxo de trabalho típico é:

  1. Criamos um novo documento no Word, a partir do modelo de propostas (tipicamente usando uma proposta existente como referência);
  2. Fazemos as alterações necessárias, de acordo com o escopo da nova proposta;
  3. Salvamos o documento do Word no SharePoint; e
  4. Geramos um PDF para envio ao cliente.

O problema

O sumário (“índice”) da nossa proposta usa o recurso de Sumário (Table of Contents) do Word, gerando as entradas automaticamente a partir dos cabeçalhos das seções. Só tem um porém: como usamos uma proposta pré-existente como ponto de partida, o sumário (que já existia no documento anterior) perde a sincronia com o conteúdo do novo documento. E se o autor do documento se esquecer de ir até o sumário e o atualizar (pressionando F9), ao gerar o PDF teremos o infame “Bookmark not defined”:

A solução

Seria muito legal se pudéssemos configurar o Word para atualizar automaticamente o sumário, não?

A resposta é mais simples do que imaginamos: Vá em **File Options Display** (Arquivo Opções Exibir) e selecione a opção Update fields before printing (Atualizar campos antes de imprimir). Apesar de parecer que só ele só atualizaria os campos no instante de imprimir, o processo de geração de PDFs do Word é como se fosse uma impressão. Ou seja, o comando Salvar Como para gerar um PDF vai disparar a atualização dos campos e sincronizar automaticamente o sumário com o conteúdo atual documento. Pronto, está feita a mágica! ;-)

SNAGHTML415e40

Um abraço,
Igor



13/02/2014 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas