Configurando um URL amigável no TFS (2 de 5): Reporting Services

Continuando nossa série sobre como configurar um URL amigável para o TFS, agora vamos falar do SQL Server Reporting Services.

O SQL Server Reporting Services (SSRS) é parte importante – ainda que opcional – de uma instalação de Team Foundation Server. É através dele que são disponibilizados muitos dos relatórios disponíveis no TFS, como o exibido abaixo:

Relatório "Stories Overview" no SSRS
387

Normalmente o SSRS é instalado no mesmo servidor do Application Tier do TFS. Com isso – e seguindo com o nome de exemplo tfs.minhaempresa.com.br –  os URLs amigáveis acabariam sendo:

Configurando os URLs do SSRS

Sim, são “os” URLs. Como listei acima, o Reporting Services expõe duas interfaces: o Report Manager (a “cara” mais conhecida do SSRS) e o Web Service (usado para acesso por API). Ambas são configuradas através do Reporting Services Configuration Manager (RSCM):

Reporting Services Configuration Manager
357
  1. Para alterar o primeiro URL (Web Service), clique em Web Service URL no menu lateral esquerdo do RSCM e depois no botão “Advanced…”:
    Acessando a tela de alteração do Web Service URL
  2. Agora vamos incluir um host name na configuração de binding do SSRS – tal como fizemos no TFS. Para isso, clique no botão “Edit” para editarmos o binding padrão:
    Editando o binding padrão do SSRS
  3. Por fim, iremos informar no campo “Host Header Name” o nome amigável de nosso servidor:
    Informando o nome amigável no campo Host Header Name

Agora, precisamos repetir o procedimento no item Report Manager URL. Os passos são idênticos – mas agora no item Report Manager URL:

  1. Clique em Report Manager URL no menu lateral esquerdo do RSCM e depois no botão “Advanced…”:
    RSCM, página Report Manager URL
  2. Clique no botão “Edit” para editar o binding padrão:
    Editando o binding padrão do Report Manager
  3. Informe no campo “Host Header Name” o nome amigável de nosso servidor:
    Alterando o Host Header Name do Report Manager

Agora nosso SSRS já está pronto para receber requisições nos novos URLs! Para conferir se a configuração funcionou, repare na tela inicial das páginas Web Service URL e Report Manager URL do RSCM. Ambas devem listar o novo URL:

Web Service URL atualizado após o fim da configuração Report Manager URL atualizado após o fim da configuração
155

Atualizando a configuração do TFS

Se seu TFS já estava instalado e configurado para usar o SSRS no endereço antigo, agora é necessário atualizá-lo para refletir o novo endereço. Abra o Team Foundation Server Administration Console, acesse a página Reporting e clique em Edit:

image
322

Não se preocupe com a mensagem “Take Offline” que será exibida. Ela indica que o TFS precisará parar o serviço de relatórios temporariamente enquanto alteramos suas configurações. Pode clicar em OK.

Na caixa de diálogo Reporting, acesse a aba Reports e, no campo “Server”, informe o nome amigável do seu servidor. A seguir, clique no botão “Populate URLs”:

Caixa de diálogo Reporting do TFS Administration Console
484

Isso deve alterar os dois campos em “URLs for Report Server”. Clique em OK e o resultado aparecerá no Administration Console. Clique em “Start Jobs” para religar o serviço de relatórios:

Verificando os novos URLs no TFS Administration Console e religando o serviço de relatórios
322

E é isso! Seu SSRS está pronto para uso no novo URL! Aguarde os próximos posts da série – vem mais coisa boa por aí!

 

Um abraço,
    Igor

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

Um comentário em “Configurando um URL amigável no TFS (2 de 5): Reporting Services”

Deixe seu comentário!