Configurando um URL amigável no TFS (3 de 5): SharePoint

Neste post (parte da série sobre nomes amigáveis para o TFS), vamos falar sobre a configuração do SharePoint.

Alterar o URL amigável do SharePoint envolve duas etapas de configuração: adicionar o novo URL ao SharePoint e então avisar o TFS da mudança. Vamos ver como fazer as duas coisas.

Para fins de exemplo, vamos usar o endereço tfs.minhaempresa.com.br para o SharePoint (assumindo que o SharePoint esteja instalado no app tier  do TFS). Lembre-se que o DNS já deverá estar devidamente configurado antes de executar os passos abaixo. Além disso, as telas abaixo correspondem ao SharePoint 2013. Versões anteriores podem ser procedimentos diferentes para esta configuração e não serão tratadas neste post.

Configurar Alternate Access Mapping

Acesse a Administração Central do SharePoint (“SharePoint Central Administration”) a partir do Menu Iniciar no servidor onde o SharePoint está instalado. Clique no link Configure alternate access mappings.

Link "Configure alternate access mappings" do SharePoint
367

A seguir, clique na opção “Show all” do item Alternate Access Mapping Collection e selecione “Change Access Mapping Collection”:

Opção "Change alternate access mapping collection" do SharePoint
242

Na caixa de diálogo “Select an Alternate Access Mapping Collection”, selecione o nome da web application do SharePoint que está hospedando seus portais de projeto do TFS. Numa instalação padrão, será “SharePoint – 80”.

Selecionando a web application do SharePoint que contém os portais do TFS
275

Agora que indicamos qual aplicação Web do SharePoint será editada, podemos clicar no link Edit Public URLs e informar o URL público do TFS:

Link "Edit Public URLs"
212

Preencha o campo Default com o URL amigável do TFS e pronto!

Informando o URL amigável do SharePoint no campo "Default" do formulário "Edit Public Zone URLs"
456

Ao final, não se esqueça de clicar no botão Save, na parte de baixa da página.

Com isso está concluída a configuração do SharePoint. Agora, precisamos atualizar a configuração do TFS para que ele passe a usar esse novo endereço.

Atualizar configuração do TFS

Acesse o console de administração do TFS (“Team Foundation Server Administration Console” no Menu Iniciar do servidor TFS) e clique em SharePoint Web Applications. No painel direito, clique no link Change:

Link "Change" do TFS Administration Console, para alterar o URL do SharePoint
293

Na caixa de diálogo “SharePoint Web Application Settings”, informe o URL amigável do TFS no campo Web Application URL e clique em OK:

Informando o URL público do SharePoint no TFS
484

Para verificar se a alteração foi bem-sucedida, clique no link Repair Connection. Ele irá testar (e, se necessário, reparar) os vínculos entre o TFS e o SharePoint:

Usando a opção "Repair Connection" para verificar a configuração da integração SharePoint-TFS
484

Depois disso, a configuração estará concluída. Todos os lugares no TFS que fazem referência ao SharePoint (como o link Project Portal, abaixo) passarão a apontar para o novo endereço:

TFS Team Web Access mostrando o resultado da configuração do URL amigável do SharePoint
484

Para saber mais

 

Um abraço,
    Igor

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

2 pensamentos em “Configurando um URL amigável no TFS (3 de 5): SharePoint”

Deixe seu comentário!