Como ativar um SQL Server Trial

Free Trial Expired - Contact AdministratorÉ muito comum uma instalação de TFS ser feita inicialmente com versões trial dos produtos (TFS, SQL Server, SharePoint etc.). Isso porque muitas vezes o processo de compra dos produtos está sendo conduzido em paralelo com a implantação do TFS e, para evitar atrasos, usa-se uma versão trial que pode ser posteriormente promovida para a definitiva assim que chegarem as licenças. Neste post vou explicar como tratar o SQL Server, pois pode ser uma das etapas mais trabalhosas desse processo.

Quando instalamos uma versão trial do SQL Server, ele instala uma edição equivalente à Enterprise. E isso é tão importante que vou destacar para você não se esquecer:

SEMPRE que instalamos uma versão trial do SQL Server, ele instala uma edição equivalente à ENTERPRISE

Tem mais um ponto importante: O TFS inclui uma licença do SQL Server Standard, sem custo adicional, para ser usada exclusivamente pelo próprio TFS (exceção feita ao TFS Express, que obviamente vem com o SQL Server Express). Esse é outro ponto importante, que também merece ser salientado:

O SQL Server que vem de graça com o TFS é o STANDARD. Para usar o Enterprise, é necessário um licenciamento adicional, à parte do do TFS

Com essas informações devidamente esclarecidas, vamos ao que interessa.

Achando a Product Key do SQL Server

Sei que isso pode parecer meio óbvio, mas muitos clientes têm dificuldade com esta parte. Quando eles procuram a chave de produto no VLSC o que eles encontram é isto:

Site VLSC mostrando que SQL Server não exige chave de produto
315

Como assim, “não exige uma chave de produto”? É que muitos dos produtos Microsoft agora são pre-pidded, ou seja, vêm com a chave de produto pré-aplicada na imagem ISO. O “truque”, portanto, é baixar a imagem ISO e extrair a chave de lá.

Assim, se você não achar a chave de produto do SQL Server no site da Microsoft (seja no VLSC no caso do Enterprise ou no MSDN Subscriptions no caso do Standard), baixe a imagem ISO correspondente à versão e edição do SQL Server que você pretende ativar. A seguir, monte a imagem ISO e abra o arquivo <drive>:\x64\DefaultSetup.ini. Dentro dele você encontra a chave de produto que usaremos para ativar o trial:

Arquivo DefaultSetup.ini com a chave de produto
597

Agora, vamos aplicar essa chave de produto.

Ativando como Enterprise

Se você vai ativar seu trial como Enterprise, está com sorte. Lembra quando eu disse que o trial equivale ao Enterprise? Então, nesse caso nosso único trabalho é aplicar a chave de produto.

Abra, a partir do Menu Iniciar em seu servidor com o SQL Server, o SQL Server Installation Center (64-bit). Na página Maintenance, clique em Edition Upgrade:

SQL Server Installation Center
446

Agora é só informar a chave de produto e Next, Next, Finish 🙂

Informando a chave de produto do SQL Server
470

Não esqueça de reiniciar o servidor no final do processo para os serviços do SQL Server detectarem o novo licenciamento.

Ativando como Standard

Aqui é que a porca torce o rabo 🙂

Para ativar o trial como Standard, precisamos fazer um downgrade de edição (lembra? Enterprise!). Só depois disso podemos aplicar a chave de produto.

NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER BACKUP DOS BANCOS DE DADOS
ANTES DE COMEÇAR!

Para fazer o downgrade, precisamos primeiro desabilitar os recursos do Enterprise que não estarão disponíveis no Standard. Essencialmente, isso significa executar em cada um dos bancos de dados presentes no data tier do TFS o comando abaixo (mais informações aqui):

EXEC [dbo].[prc_EnablePrefixCompression] @online = 0, @disable = 1

Depois, o processo é o mesmo do Enterprise: basta aplicar a chave de produto e pronto!

 

Um abraço,
Igor

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

Um pensamento em “Como ativar um SQL Server Trial”

Deixe seu comentário!