Como baixar uma imagem ISO original do Windows

Vamos supor que você tenha a chave de produto do Windows 8.1 – você ganhou (ou comprou) uma licença de Windows. Mas por algum motivo, não tem mais a mídia de instalação. E agora?

O Emmannuel Brandão (da Lambda3) me mostrou este tuíte do Juan Lopes e me perguntou se eu sabia de alguma solução:

Bem, ‘bora registrar a resposta! 🙂

A Microsoft oferece duas soluções distintas para obter imagens ISO de maneira legal (ou seja, baixadas diretamente do seu site):

Windows 8 Media Creation Tool

Acesse a página Create Installation Media for Windows 8.1 e faça o download da ferramenta:

Baixando a ferramenta de criação de mídia
431

Depois, é só executar a ferramenta e escolher a versão desejada do Windows:

image
430

O problema desta opção é que você precisa ter um Windows rodando para executá-la. Se você não tem o Windows – por exemplo, você tem um Linux e quer fazer um dual-boot com Windows –  como rodar a ferramenta?!

Se você não tem nenhum Windows instalado (estou assumindo que você tem uma distro Linux já instalada e quer fazer dual-boot), tem duas opções para conseguir rodar a Ferramenta de Criação de Mídia:

  1. Baixe uma versão trial do Windows, que você vai usar apenas para poder instalar e rodar a ferramenta de criação de mídia; ou
  2. Baixe uma VM com Windows e rode-a no VirtualBox, também apenas para poder executar a ferramenta de criação de mídia. Você encontra algumas VMs pré-configuradas com Windows aqui.

Sim, eu sei – ambas são soluções horríveis. Mas enquanto o site de Software Recovery não oferecer a possibilidade de baixarmos ISOs do Windows 8 (da mesma forma que ele atualmente suporta o 7), não temos muita opção.

 

Um abraço,
    Igor

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

2 pensamentos em “Como baixar uma imagem ISO original do Windows”

Deixe seu comentário!