Compartilhe a internet no Windows 10 com o recurso de “Mobile Hotspot”

Recurso de Mobile Hotspot no Windows 10
396

Transformar o Windows num hotspot (para compartilhar a Internet por Wi-Fi) é algo que há muito tempo é possível – desde o Windows Vista, se não me falha a memória – mas era absurdamente complicado de se fazer. Finalmente o Windows 10 deu um passo na direção certa.

Habilitar o recurso de Ponto de Acesso Móvel (mobile hotspot) no Windows, antes do Windows 10, implicava em ir para a linha de comando e usar o netsh para habilitar o Wi-Fi virtual (usado pelo hotspot) e então configurar o Compartilhamento de Internet (ICS, Internet Connection Sharing) do Windows para ligar o NAT e o DHCP. Um usuário típico simplesmente não o conseguiria fazer sem um tutorial. Compare isso à experiência que se tem num smartphone moderno, onde o compartilhamento de internet está a apenas um toque de distância, e fica claro que essa experiência precisava melhorar.

É aí que vem uma das novidades menos comentadas do Windows 10.

Quando você está conectado à internet por celular (por exemplo, usando um modem 3G/4G ou através de um tablet ou computador com suporte nativo a 3G/4G) no Windows 10, surge o novo recurso de Mobile Hotspot, acessível através do Action Center (dica: pressione Windows+A para abrir o Action Center).

Basta clicar uma vez no botão Mobile hotspot (veja na imagem acima) e pronto! Sua internet de celular está compartilhada!

Para configurar seu ponto de acesso (nome de rede, senha etc.) clique com o botão direito (pressionamento longo num dispositivo com tela de toque) e selecione a opção Go to settings:

Clique com o botão direito para abrir a opção "Go to settings"
264

Na tela de Settings é possível personalizar seu ponto de acesso, além de obter a senha que você compartilhará com as pessoas que acessarão a internet através de seu computador. Você pode, até mesmo, configurar a ativação remota (via Bluetooth) do compartilhamento de internet:

Janela de configuração do Ponto de Acesso Móvel
285

IMPORTANTE: O Ponto de Acesso Móvel (mobile hotspot) só está disponível para redes celulares. Ou seja, para compartilhar outros acessos à internet (como, por exemplo, através do cabo ou de Wi-Fi) ainda é necessário usar a técnica antiga de NETSH + ICS. Para esses casos, ou apela-se para um tutorial ou então pode-se usar um aplicativo de terceiros que facilite esse processo.

 

Um abraço,
Igor

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

17 pensamentos em “Compartilhe a internet no Windows 10 com o recurso de “Mobile Hotspot””

    1. No Windows 10 1511, o Mobile Hotspot só aparece quando você está com um modem 3g/4g conectado no computador. Já nas builds mais novas do Fast Ring, a Microsoft permitiu compartilhar também as conexões de Ethernet e Wi-Fi. Vou fazer um post falando mais sobre isso em breve.

      1. No meu mesmo estando conectado o medem nada aparece.
        meu modem huawei estou conectando através do mobile partner
        meu windows é versao 1511
        já tentei usar o metodo netsh, mas crio a rede só não consigo compartilhar a internet :/
        não sei o que faze, teria alguma ideia?

  1. Caro Igor,

    Peço sua ajuda, pois ao pressionar Windows+A para abrir o Action Center, não aparece a opção “Mobile Hotspot”. O que devo fazer para que esta opção aparece no Action Center? Sem ela não consigo configurar o hotspot que necessito. Por favor, meu email é [email protected] conto com sua ajuda!

    Grato,
    Marco Seixas

    1. A opção de Mobile Hotspot mudou de lugar. Abra o novo aplicativo de Configurações do Windows 10 e acesse a seção de Rede. Lá você vai achar a nova tela do Mobile Hotspot.

  2. Tive uma certa dificuldade mais consegui. O problema é que coloque a senha de forma correta e não consegui conetar meu celular que o moto g3.

  3. O Mobile Hotspot ja vem no Windows 10 ou é baixado? eu uso o cabo conectado no notebook ele serve assim? e eu consigo usar a internet no celular normalmente? quantos celulares podem ser conectados? Por favor se puder tirar essas duvidas ficaria muito agradecido.

    1. Sim, já vem no Windows 10. Sim, serve tanto com o cabo conectado quanto com a internet de celular, desde que você esteja na versão mais recente do Windows 10 (Anniversary Update, 1607). E você pode conectar até oito dispositivos ao mesmo tempo.

  4. Comigo aqui, uso um modem 4G D Link e só consigo rodar como administrador. Será por isso que não consigo usa o Hotspot móvel?

    1. Manoel, não sei dizer se o fato de rodar como Administrador impede o uso do Hotspot Móvel. Mas eu esperaria que funcionasse…

  5. Olá, o win10 single não tem a opção de por para por no action center, mas tudo bem. O que não consigo descobrir como faço a ativação remota (via Bluetooth). Algeum tem alguma dica?

  6. Olá . o hotspot do meu pc parou de funcionar assim como o wifi . nem esta aparecendo essa opção nas configurações mais . o que eu devo fazer ?

Deixe seu comentário!