Transforme o WhatsApp Web numa aplicação desktop do Windows

WhatsApp Web

Desde que o WhatsApp passou a permitir o acesso a partir do browser ficou muito mais fácil mandar mensagens, já que agora podemos contar com a tela grande do computador e principalmente com um teclado completo. Mas…

É, sempre tem um “mas”. Afinal, parece que a gente nunca está satisfeito, né? 🙂

Mas… Não seria muito mais legal se, ao invés de deixar o WhatsApp como uma aba do navegador (Chrome, Firefox etc.), ele fosse uma app de verdade? Com ícone, janela própria e tudo o mais?

Bem, continue lendo que vou te ensinar como fazer!

Nosso truque é usar o recurso de Web Apps do Google Chrome. Por isso, antes de mais nada você vai precisar:

  1. Instalar o Google Chrome; e
  2. Configurar o WhatsApp Web no seu Chrome.

Passo-a-passo

Agora, abra o WhatsApp no seu Chrome para começarmos o processo. Você precisa estar neste ponto:

WhatsApp Web rodando no Chrome
271

Crie o atalho na Barra de Favoritos

Sim, este é o primeiro passo no processo. Caso você não esteja com a Barra de Favoritos habilitada no Chrome, tecle Ctrl+Shift+B (ou através do menu principal do Chrome, tal como mostrado abaixo):

SNAGHTML2279ce
272

Agora, tecle Ctrl+D para adicionar o WhatsApp Web à Barra de Favoritos. Não se esqueça de, na tela abaixo, selecionar a opção Barra de Favoritos (“Favorites Bar”)

Diálogo "Adicionar Favorito" no Chrome
265

Adicione o atalho na página de Apps

O que faz um simples atalho para um site (como o que criamos acima na Barra de Favoritos) virar uma “aplicação” é o lugar onde ele é armazenado:

Links armazenados em uma das pastas de Favoritos (a Barra de Favoritos faz parte delas) é um mero atalho. Porém, ao adicionarmos esse mesmo atalho à pasta de Web Apps (nome que o Chrome dá a sites Web que podem se comportar como aplicações reais) ele passa a ter “poderes especiais”.

Para acessar essa pasta de Apps, digite o URL chrome://apps na barra de endereços do Chrome:

Pasta de Apps do Chrome
445

Agora, arraste o atalho do WhatsApp Web (aquele que salvamos na Barra de Favoritos) para dentro da página de Apps:

Arrastando o ícone do WhatsApp para a pasta de Apps
360

Quase lá!

Faltam algumas pequenas configurações – comportamento da janela e o ícone da aplicação.

Primeiro, a janela. Para que o WhatsApp comporte-se como uma aplicação independente, naturalmente não queremos mais que ele seja carregado numa nova aba do Chrome, mas sim como uma janela individual. Por isso, clique com o botão direito no ícone da app (esse que acabou de ser criado na pasta de Apps) e selecione a opção Abrir como janela (“Open as window”):

Opção "Abrir como janela" no ícone da app
322

Por fim, a criação dos ícones. Clique mais uma vez com o botão direito no ícone do WhatsApp e selecione a opção Criar atalhos… (“Create shortcuts…”). Marque as duas opções disponíveis (criar ícones na Área de Trabalho e na Barra de Tarefas) e pronto!

Opção "Criar atalhos"       Diálogo "Criar atalhos para aplicativos"

Agora você tem um ícone na Área de Trabalho e (com sorte) também na Barra de Tarefas do Windows. Provavelmente você vai querer renomear o ícone da Área de Trabalho, já que o Chrome colocou um nome esquisito que ele gerou automaticamente:

Renomeando ícone na área de trabalho
360

Nota para usuários de Windows 10: Por algum motivo a opção de fixar o ícone na Barra de Tarefas não funcionou para mim. Pode ser que tenha mudado algo na nova versão do Windows e que o Chrome ainda não tenha sido atualizado para isso. De qualquer forma, se você está usando o Windows 10 e quer fixar seu ícone na Barra de Tarefas, basta clicar com o botão direito no ícone que criamos na Área de Trabalho e selecionar a opção Fixar no Menu Iniciar (“Pin to Taskbar”):

Opção "Fixar na Barra de Tarefas" para o ícone da Área de Trabalho do WhatsApp
364

Conclusão

Pronto! Agora temos um atalho na Área de Trabalho e na Barra de Tarefas para você abrir sua app de WhatsApp novinha em folha. Divirta-se!

SNAGHTMLb260d15
484

(Lição de casa: Tente adicionar o ícone também ao Menu Iniciar! Winking smile)

 

Um abraço,
Igor

Autor: Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Visite seu blog sobre VS ALM em http://www.tshooter.com.br/ e siga-o no Twitter @igorabade.

12 pensamentos em “Transforme o WhatsApp Web numa aplicação desktop do Windows”

  1. Não consegui. Tentei de todo jeito e não consegui. Eu já tenho instalado aqui o Bluestacks App player e consigo usar o whats, mas queria muito utilizar o atalho, sem precisar entrar no aplicativo primeiro para poder usar o whats.

  2. Igor, vc é um gênio!!! Agora este atalho que eu criei na área de trabalho, como vc me ensinou, eu o levei para o menu “Enviar para” ( shell:sendto) e não estou conseguindo enviar documentos ou fotos para o Whatsapp pelo “enviar para” do Windows 7. Na verdade, quando eu envio qualquer doc ou foto, o Whatsapp abre numa boa, mas não carrega a foto ou o doc. Como fazer neste caso?

    1. Infelizmente não é possível. Nem mesmo o novo WhatsApp Desktop suporta o envio de documentos pelo shell (Explorer)…

  3. Irmão, muito top. Parabéns, me ajudou muito, consegui colocar na rádio que faço parte e realmente ficou melhor que o app do próprio Windows, bem mais rápido. Cara… muito obrigado, tu é fera irmão. Obrigado!!!

  4. BOM DIA, O MEU SEMPRE FUNCIONOU DESSA FORMA NO W7 E W8, MUDEI DE COMPUTADOR AGORA É W10
    O ATALHO ABRE MAS FICA ABERTO UM POUQUINHO DO LADO ESQUERDO DA TELA E NÃO CONSIGO ARRUMAR, ALGUEM JÁ PASSOU POR ISSO?

  5. fiz todos os passos porem quando fixo o whats na barra de tarefas ele esta abrindo uma nova guia do crome pode me ajudar?

Deixe seu comentário!