A vida de analistas e gerentes acabou de ficar mais fácil com o “TFS Office Integration Installer”

Que o TFS é uma ferramenta que integra todos os membros de um time de desenvolvimento (incluindo analistas de negócios e gerentes) não é nenhuma novidade.

Desde a primeira versão do TFS a Microsoft oferece plug-ins de integração ao Excel e ao Project (e, desde a versão 2010, também para o PowerPoint) que simplificam e muito o acesso do pessoal não- Técnico ao projeto.

Claro, isso tinha um “preço”: essas pessoas precisavam instalar o Team Explorer (na prática, uma versão “light” do Visual Studio) em seus computadores. Um tremendo exagero para quem só precisava conectar seu Excel ao TFS.

Isso acabou de mudar.

Tal como o Brian Harry anunciou em um post recente, a partir de agora os plug-ins do Excel, PowerPoint e Project foram desassociados do Team Explorer e serão oferecidos num download independente: o Team Foundation Server Office Integration Installer. Por enquanto ainda em preview (a versão final deve sair juntamente com as versões finais do TFS e VS 2015 Update 1), o novo instalador é minúsculo (em comparação ao “enorme” Team Explorer) e, acima de tudo, não cria um ícone do Visual Studio que muitas vezes confunde os usuários e até os auditores de licenças de software de grandes empresas, que são levados a crer que há mais licenças de Visual Studio em uso na empresa do que realmente é verdade.

PowerPoint Storyboarding

Ah, uma outra boa notícia: Caso você não tenha reparado no parágrafo acima, eu mencionei também o PowerPoint. Isso porque a funcionalidade de storyboarding (“prototipação de interfaces”) do Visual Studio (baseada em PowerPoint) também está incluída nesse instalador. Ou seja, não é mais preciso instalar o Visual Studio (Premium, Ultimate ou Enterprise) para ter acesso aos recursos de storyboarding. Viva!

Um abraço,
Igor



21/10/2015 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas