Como licenciar corretamente o SQL Server do TFS

OK, eu entendo que apesar de tudo que falei em meu post sobre TFS e VSTS você pode ter suas razões para querer usar o TFS on-premises. Quando uma empresa decide usar o TFS e se prepara para fazer a instalação, descobre que um dos pré-requisitos da instalação é o SQL Server. É nesse momento que surge a dúvida: “como licencio corretamente o SQL Server que será usado pelo TFS?”

A resposta nem é tão complicada mas, como tudo que envolve licenciamento, requer cuidado e atenção. Eis as respostas a algumas das perguntas mais frequentes que já nos fizeram sobre esse assunto.

Preciso pagar pelo SQL Server?

Normalmente não. O TFS incluir uma licença de SQL Server Standard que pode ser usada apenas para uso do próprio TFS. Ou seja, não pode haver nenhum outro uso – nem banco de dados, nem nada – que não seja interno do próprio TFS.

De onde baixo a mídia do SQL Server do TFS?

Depende de como você obteve sua licença do TFS: via “caixinha”, através de uma licença de volume ou através de uma Assinatura MSDN:

  1. “Caixinha” (retail): Quando você compra uma versão de retail (a “caixinha”, com mídia física e tudo), recebe dois DVDs – um do TFS, outro do SQL Server. Nesse caso fica fácil – basta usar essa mídia do SQL Server;
  2. Licença de volume: Este cenário se aplica àqueles clientes que compraram uma licença de TFS através de algum contrato de volume como Open ou Enterprise Agreement (EA). Neste caso, tanto o TFS quanto o SQL Server Standard podem ser baixado do site VLSC;
  3. Assinatura MSDN: Esta é a maneira mais comum – e mais em conta – de se obter uma licença do TFS. Se você tiver um Visual Studio com uma Assinatura MSDN, pode baixar tanto o TFS quanto o SQL Server a partir do site de Assinantes MSDN.
    IMPORTANTE: Você sempre deve baixar o SQL Server Standard a partir do site de Assinantes MSDN, mesmo que tenha licenças de SQL Server à disposição no VLSC. Caso contrário, estará pegando a versão incorreta e não estará devidamente licenciado.

Posso instalar um dual-server?

Você pode instalar o TFS e o SQL Server em servidores separados, sem pagar por isso, apenas se você tiver mais de uma licença de TFS. O mais comum é: você tem várias licenças de Visual Studio com MSDN no seu time. Cada uma dessas licenças dá direito ao TFS. Nesse caso, separe duas licenças; cada uma delas licencia um servidor (TFS de um lado, SQL Server Standard do outro lado).

Posso usar a versão Enterprise?

O TFS inclui como versão gratuita apenas o SQL Server Standard. Caso você prefira usar o SQL Server Enterprise, deve licencia-lo à parte.

Posso usar a versão mais recente do SQL Server?

De graça não. Você pode usar apenas a versão que estiver explicitamente mencionada no Visual Studio Licensing White Paper. Portanto, se esse documento estiver dizendo (por exemplo) que o TFS é acompanhado pelo SQL Server 2014, então não é permitido instalar o SQL Server 2016. O documento é atualizado com frequencia; numa atualização futura do white paper a versão é atualizada e a partir daí você pode atualizar seu SQL Server.

Onde posso obter mais detalhes?

A fonte oficial de informação é o Visual Studio Licensing White Paper. Ele sempre terá a última palavra no tocante a licenciamento de Visual Studio e TFS.

Um abraço,
Igor



04/03/2016 | Por Igor Abade V. Leite | Em Negócios | Tempo de leitura: 3 mins.

Postagens relacionadas