Detecção proativa de problemas com Application Insights

Certamente você deve estar cansado de ouvir que ser proativo é melhor que ser reativo – em especial quando o assunto é problemas na aplicação do usuário, certo? O Application Insights tem um recurso bem bacana de detecção proativa de problemas. Quer conhecer um pouco sobre ele? A detecção proativa monitora os dados enviados por seu site ou aplicação para o Application Insights e, a partir de algoritmos de machine learning e data mining, tenta identificar padrões de comportamento que podem indicar problemas que seriam difíceis de diagnosticar manualmente. De acordo com a documentação no site:

Proactive Detection discovers performance anomalies in your app by analyzing the telemetry it sends to Application Insights. In particular, it finds performance issues that only affect some of your users, or only affect your users in some cases. For example, it can notify you if your app pages load much more slowly on one type of browser than others, or if requests are served more slowly from a particular server. It can also discover problems associated with combinations of properties, such as slow page loads in one geographical area at particular times of day.

Em outras palavras, problemas de desempenho podem ser correlacionados automaticamente a partir de padrões em comum, como a localidade dos usuários (pode indicar problema num CDN regional, por exemplo) ou os dispositivos que estão usando (por exemplo, uma nova biblioteca JS não funciona direito no browser daqueles dispositivos). Quando uma situação dessas é detectada, você recebe um e-mail como o abaixo. Aliás, este é um e-mail real que recebemos alertando para problemas em um dos nossos sites: E-mail de notificação da detecção proativaE-mail de notificação da detecção proativaPara habilitar a Detecção Proativa para um site que já esteja sendo monitorado pelo Application Insights, abra a “lâmina” (blade) de Application Insights do seu site, clique no tile de Detecção Proativa (1), depois clique em Settings e habilite a detecção (2). Não esqueça de informar os e-mails das pessoas que devem ser notificadas (3). Configuração da Detecção Proativa no AzureConfiguração da Detecção Proativa no Azure E aí, o que achou? Não deixe de comentar! Um abraço, Igor



16/05/2016 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.

Postagens relacionadas