Como fazer build de uma label do TFVC

Essa é mais uma daquelas coisas triviais que, aparentemente, ficaram mais complicadas.

Nos tempos dos Builds XAML do TFS, quando se queria fazer o build de uma versão específica do código-fonte usando, por exemplo, uma label como referência, o Visual Studio oferecia uma caixa de diálogo de pesquisa para selecionar a label correta. Entretanto, no novo Build (o “vNext”) não há mais esse seletor de labels.

E então, como fazer?

Por mais curioso que pareça, o processo continua exatamente o mesmo - apenas sem o seletor de labels ?

O “truque” está no uso de itemspecs e versionspecs do TFS:

Itemspec é uma notação específica do TFVC, usada para identificar um ou mais itens (como arquivos ou diretórios) dentro de um repositório de controle de versão TFVC.

Versionspec, por sua vez, representa uma determinada versão (como um changeset ou uma label) de um repositório TFVC qualquer.

Para fazer o build de uma certa label, portanto, você precisa informar a versionspec que representa uma Label no TFVC, usando o seguinte formato:

1
<code>L'nome da label' </code>

Assim, para fazer o build de uma label hipotética chamada “Release v1.1”, você deve digitar a seguinte versionspec no campo Source Version da janela de agendamento de builds do TFS:

Informando a versionspec L'Release v1.1' no campo Source Version

Conclusão

Como você viu, versionspecs resolvem o problema de fazer builds a partir de uma versão específica do seu código. E como já deve ter também deduzido, podemos usar a mesma lógica para fazer builds a partir de um changeset específico (por exemplo, C123) ou até mesmo a partir de uma data (D2017-11-25)!

Um abraço,
Igor



28/12/2017 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 1 min.

Postagens relacionadas