Afinal, o SQL Server Developer Edition é de graça?

(UPDATE 17/04/2018: Explicando melhor a aquisição gratuita do SQL Server Developer Edition através de uma assinatura VS Dev Essentials)

Hoje vi uma discussão num grupo de usuários causada por uma pessoa que estava querendo vender um DVD original do SQL Server Developer que ele tinha em casa.

Daí muitos começaram a se perguntar: “Mas o SQL Server Developer não é de graça? Ele não pode vender esse DVD!”

Afinal, o SQL Server Developer Edition é gratuito mesmo? O cara pode vender o DVD dele ou não? Bem, como com quase tudo na vida, a verdade está no meio.

Bem, ignoremos por um momento a polêmica que deu origem a este post. Ela realmente não vem ao caso neste momento. O que nos interessa é a resposta à pergunta

Mas afinal, o SQL Server Developer Edition é gratuito ou não?

A resposta é curta e simples:

Não. O SQL Server Developer Edition não é gratuito.

Mas dado que estamos falando de licenciamento Microsoft, as coisas não são tão simples assim. Aliás, você não achou que seria simples né?

Existe algum SQL Server gratuito?

Bem, vamos primeiramente tirar isso da frente. Só existe uma versão gratuita do SQL Server: o SQL Server Express Edition.

Todas as outras edições de SQL Server que existem ou já existiram (Web, Standard, Developer, Enterprise, Datacenter…) são pagas.

Dito isto, é hora de entendermos o SQL Server Developer Edition.

Para quê serve o SQL Server Developer Edition então?

Imagine o seguinte: Você é um desenvolvedor de software em uma grande empresa e quer usar uma feature do SQL Server 2014 Enterprise no sistema que você está começando a desenvolver.

Ou então você é um DBA e quer montar um ambiente de testes para poder exercitar uma migração dos servidores SQL Server 2008 que você tem na sua empresa e que deverão ser atualizados para o 2016.

Em qualquer um desses cenários você precisaria obviamente instalar novos servidores - afinal, você é do tipo ajuizado e não vai fazer nenhum teste no seu ambiente de produção.

Mas lembra o que eu falei na seção anterior? De que não existe versão gratuita de SQL Server? Pois então, isso significa que você precisaria comprar licenças de SQL Server só para montar seu ambiente de testes. Parece estranho, mas é isso mesmo.

Em outras palavras: Se você precisar montar um ambiente de testes para experimentar um novo recurso do SQL Server Enterprise, precisaria de uma licença adicional de SQL Server Enterprise para esse ambiente! No caso do teste pré-upgrade, a mesma coisa. Vai montar um novo cluster de SQL Server, parecido com a produção, para testar o upgrade? Pode comprar licenças para todos os nós do cluster!

É aí que entra o SQL Server Developer Edition. Ele serve como uma versão de testes do SQL Server Enterprise Edition, pensada para cobrir esses cenários que eu descrevi. Isso não quer dizer que ele seja gratuito; mas ainda assim é infinitamente mais barato que a alternativa anterior (comprar licenças completas para ambientes de testes).

__ IMPORTANTE

O SQL Server Developer Edition tem uma restrição de licenciamento muito séria: Ele não pode, em hipótese alguma, ser usado em ambientes de produção. Se você instalar o SQL Server Developer num servidor de produção estará ilegal/pirata, mesmo tendo comprado a licenças do SQL Server Developer!

Um SQL Server Developer Edition deve custar algo em torno de 100 dólares, e é licenciado por usuário. Dessa forma, ao comprar uma única licença de $100 para um DBA, a empresa estaria licenciando esse DBA para instalar tantos servidores de SQL Server Developer Edition (que, em termos de funcionalidade, são idênticos ao Enterprise) sem precisar pagar a mais por isso. Ou seja, aquele cluster que poderia ter custado vários milhares de dólares em licenciamento vai sair praticamente na faixa!

Durante muito tempo as empresas usaram o SQL Server Developer Edition como alternativa barata para licenciar adequadamente seus desenvolvedores e DBAs, sem precisar comprar licenças de produção para que eles montassem ambientes de desenvolvimento e testes com SQL Server. Mas hoje em dia existem alternativas melhores para isso.

Assinaturas Visual Studio

Como uma forma de simplificar e baratear o acesso ao SQL Server Developer Edition (SSDE), a Microsoft inclui uma licença do SSDE em todas as assinaturas MSDN Visual Studio, desde a gratuita Visual Studio Dev Essentials até a completa (e cara) Visual Studio Enterprise. Dessa forma, desde o lançamento do Visual Studio Dev Essentials é possível obter o SSDE de forma gratuita.

“Ué”, você deve estar se perguntando, “o SQL Server Developer não era pago? Agora você está falando que ele é gratuito?!”

É, parece contraditório. Eu sei. Mas não é. Veja:

O SQL Server Developer Edition, quando obtido sozinho, continua pago. Entretanto, quando obtido através de uma Assinatura Visual Studio, ele pode ser baixado gratuitamente e utilizado enquanto a assinatura for válida. E essa é a diferença: Quando você compra o SSDE, tem uma licença perpétua. Quando o obtém através de uma assinatura VS, ele só pode ser baixado enquanto a assinatura estiver ativa. Em outras palavras, ele não é perpétuo. É como se a Microsoft estivesse “emprestando” o SSDE para você durante a duração da sua Assinatura Visual Studio.

Visual Studio Dev Essentials == SQL Server Developer “gratuito”

Se você prestou atenção no parágrafo anterior, notou que disse que o SSDE pode ser obtido de gração através de uma assinatura Visual Studio. E que existe uma assinatura dessas - a Dev Essentials - que também é gratuita. Em outras palavras, dá para conseguir o SSDE de graça. É importante lembrar, entretanto, que você nào está adquirindo uma licença eterna, visto que você só pode usar o SSDE enquanto sua assinatura Dev Essentials estiver ativa. Se assumirmos que a Microsoft vai continuar oferecendo essa assinatura gratuitamente e por tempo indefinido, então tudo bem: o SSDE permanece, para todos os fins e direitos, disponível gratuitamente.

Conclusão

Apesar de o SQL Server Developer Edition ser pago, você pode obtê-lo através de uma Assinatura Visual Studio, desde a gratuita até as pagas.

Portanto, se você estiver OK em usar o SSDE “emprestado” - e de graça - por um certo tempo, a melhor opção é criar uma assinatura gratuita do Visual Studio Dev Essentials e baixar o SQL Server Developer Edition.

Um abraço,
Igor



09/02/2018 | Por Igor Abade V. Leite | Em Negócios | Tempo de leitura: 5 mins.

Postagens relacionadas